Educação do Campo

Educação do Campo
Símbolo da Educação do Campo

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Trabalho oficina de produção textual 1 - Jogo das palavras

O dualismo das coisas
Quando os valores prioritários são os valores ou bens materiais, como ocorre em amplos setores da sociedade atual, ou quando os valores se confundem com os desejos ou as aparencias de um ser humano, como também acontece, a descoberta de verdadeiros valores tem uma grande importância para a motivação da vontade humana. Porque a motivação humana remete sempre para valores humanos verdadeiros, materiais e espirituais – sempre que os primeiros sirvam os segundos e não ao contrário.
Todos os valores, assim como os sentimentos podem ser vistos e aplicados de forma positiva e negativa, dependendo do ângulo em que forem analisadas.Tanto Amor e ódio, amizade, mentira e inveja,  medo, traição, Deus e morte, família. Temos que ter a  capacidade de assumir riscos sem medo e ainda assim, há momentos em que o medo pode ajudar a ter uma visão mais consciente dos verdadeiros riscos.  Mas é negativo quando a pessoa fica somente pensando, pensando e não faz nada. Já a inveja é ruim. No entanto, sua variável - a admiração - pode ser um motor para o aperfeiçoamento. A inveja não acrescenta, pois deriva, na maioria das vezes, do desdém, mas admirar uma pessoa bem-sucedida, pode ser positivo.
O ódio é mais profundo que a Raiva e é um sentimento tão primitivo quanto o amor. Tanto ódio quanto o amor, nascem de representações e desejos conscientes e inconscientes e nesses acontecem também a traição, que é o rompimento da confiança e produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre os indivíduos e os grupos. Há sentimentos tidos como negativos que podem ser trabalhados positivamente, mas, para que isso ocorra, é fundamental ter consciência de seus sentimentos e usá-los a favor do crescimento pessoal e profissional.
Todos os sentimentos  são dualísiticos e que existirão no ser humano  e coexistirão, mesmo nas religiões, em todos os deuses cultuados pela humanidade e até mesmo no Deus cristão, há sentimentos dualísticos e coexistentes. E esses sentimentos dualisticos irão formar nos seres humanos novos conceitos e novas doutrinas, mesmo que o homem seja um ser totalmente espiritual, em seu dicernimento, o dualismo apareceria, nas opiniões, nos valores, nos sentimentos e nas religiões. 
Patricia Freitas de Melo

Trabalho da oficina 2 de produção textual


TAREFA: Escrever um texto usando uma palavra e seu significado fictício.
Pobreza e doença
Existe em todo mundo muitos casos de doenças gravíssimas com ou sem cura, genéticas ou transmissíveis, mas uma das regiões mais afetada é a região de Xiloma, na parte sul do continente africano.
Isso ocorre graças a falta de recursos e de informação que existe nesta região, os xilomenses são um povo sem uma qualidade estável de estudo, informação ou condições financeiras.
Uma maneira de resolver esse problema seria doações de outros países e trabalho voluntário, mas acima de tudo auto-ajuda dos próprios Xilomas.
JONH KRIGER

Trabalho Oficina 3 de produção textual


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Educação a distancia
 Educação campo






Análise da letra da música de Marisa Montes
‘Gentileza’




Roselaine Leites de Medeiros


















Arroio dos Ratos,2011.








Reflexão da letra da música “Gentileza” de Marisa Monte

Ao refletir sobre a letra da música de Marisa Monte, que retrata os danos ocorridos contra as profecias escritas nos muros, como diz o trecho: “Apagaram tudo/ Pintaram de cinza/ Só ficou no muro/ Tristeza e tinta fresca”, percebi há muita influência nos fenômenos da natureza, bem como no nosso dia a dia da ação do homem. porque o tempo está passando e os valores estão se apagado da consciência humana e as consequências estão estampadas na mídia e bem de baixo dos nossos olhos, mas só se enxerga o que se quer ver.
Relacionando com as minhas expectativas para 2011 e ao Curso de Educação a Distância “Educação no Campo”, da Universidade Federal de Pelotas, penso que é preciso resgatar os valores fundamentais na formação de um cidadão, adotando em minha vida a Pedagogia do Amor, porque somos seres humanos inacabados, mas capazes de nos transformar através da pedagogia do amor. Tudo depende de nossas escolhas, porque nada na vida acontece por acaso.Se quisermos gentileza, precisamos ser gentil com o próximo,
Com isso, neste ano busco o conhecimento na minha formação de educadora, de mãe, de vó, de amiga, de colega,porque há uma diversidade cultural imensa na caminhada que escolhi fazer e eu precisarei me renovar a cada instante.



Roselaine Medeiros

Produção - 100 do grupo

Componentes do Grupo: Ângela Maria de Souza Tassoni, Nelcy Oliveira dos Santos, Jaqueline Noemi de Freitas, Bruna Silva da Silva e Luciane Santos de Souza.
Data: 21/12/2010

Análise do filme: “O Gladiador”
As cenas do filme “O Gladiador” nos mostra que devemos aceitar desafios e que para crescermos devemos conquistar novos horizontes sem esquecer dos valores e de nossas raízes.
O grupo unido fará a diferença, a batalha, e a luta com a tecnologia é possível, com força de vontade podemos nos tornar vencedores, e mesmo quando todos já estão cansados de uma  longa jornada ainda encontram forças para mais uma batalha.
 O filme mostra a Motivação, um processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta/objetivo. A Motivação é baseada em emoções, especificamente, pela busca por experiências emocionais positivas, isso pode ser percerbido no filme analisando a forma como o General transmite estímulo a sua equipe, esta é  muito inspiradora.
Outra passagem interessante é na primeira luta que o General, agora Gladiador, trava na arena e comanda pessoas que nunca havia visto na vida, isso é liderança, um ato que devemos ter inúmeras vezes em nossas vidas, com pessoas que nem sempre fazem parte do nosso convívio.
         A mensagem central que o filme nos passa é que o sucesso hoje em dia depende do nosso treinamento e das nossas ferramentas, exatamente como no tempo dos romanos.
Para vencer as batalhas de hoje, o gladiador moderno deve usar o treinamento e a experiência como um escudo, e as ferramentas de produtividade pessoal como a espada curta, arma que foi crucial para a ascensão do Império Romano. É preciso conhecer a arena em que lutamos atualmente como gladiadores modernos, e focar  o tipo de treinamento, disciplina e ferramentas que nos ajudará a sair vitoriosos, seja qual for o campo de atuação e luta d nossas vidas.