Educação do Campo

Educação do Campo
Símbolo da Educação do Campo

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Trabalho oficina de produção textual 1 - Jogo das palavras

O dualismo das coisas
Quando os valores prioritários são os valores ou bens materiais, como ocorre em amplos setores da sociedade atual, ou quando os valores se confundem com os desejos ou as aparencias de um ser humano, como também acontece, a descoberta de verdadeiros valores tem uma grande importância para a motivação da vontade humana. Porque a motivação humana remete sempre para valores humanos verdadeiros, materiais e espirituais – sempre que os primeiros sirvam os segundos e não ao contrário.
Todos os valores, assim como os sentimentos podem ser vistos e aplicados de forma positiva e negativa, dependendo do ângulo em que forem analisadas.Tanto Amor e ódio, amizade, mentira e inveja,  medo, traição, Deus e morte, família. Temos que ter a  capacidade de assumir riscos sem medo e ainda assim, há momentos em que o medo pode ajudar a ter uma visão mais consciente dos verdadeiros riscos.  Mas é negativo quando a pessoa fica somente pensando, pensando e não faz nada. Já a inveja é ruim. No entanto, sua variável - a admiração - pode ser um motor para o aperfeiçoamento. A inveja não acrescenta, pois deriva, na maioria das vezes, do desdém, mas admirar uma pessoa bem-sucedida, pode ser positivo.
O ódio é mais profundo que a Raiva e é um sentimento tão primitivo quanto o amor. Tanto ódio quanto o amor, nascem de representações e desejos conscientes e inconscientes e nesses acontecem também a traição, que é o rompimento da confiança e produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre os indivíduos e os grupos. Há sentimentos tidos como negativos que podem ser trabalhados positivamente, mas, para que isso ocorra, é fundamental ter consciência de seus sentimentos e usá-los a favor do crescimento pessoal e profissional.
Todos os sentimentos  são dualísiticos e que existirão no ser humano  e coexistirão, mesmo nas religiões, em todos os deuses cultuados pela humanidade e até mesmo no Deus cristão, há sentimentos dualísticos e coexistentes. E esses sentimentos dualisticos irão formar nos seres humanos novos conceitos e novas doutrinas, mesmo que o homem seja um ser totalmente espiritual, em seu dicernimento, o dualismo apareceria, nas opiniões, nos valores, nos sentimentos e nas religiões. 
Patricia Freitas de Melo

2 comentários:

  1. turma so vou esquecer quando um pintor reproduzir na tela um som de uma lágrima caindo na tela.abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Ola, cheguei até aqui através de um comentário no meu Blog: Viver e Educar com Arte. O que precisarem de mim e estiver ao meu alcance, conte comigo. Abraços e Sucesso.

    Viviane

    ResponderExcluir